A gestão de TI tem sido marcada por um constante conflito entre a área de TI e os usuários, visto que, em geral, não falam a mesma língua.
O cenário é: os usuários demandam, e a área de TI os atende, dentro da prioridade possível.
Na maioria das empresas não há um processo integrado de soluções, que resulta num constante retrabalho pela área de TI, porque o que foi solicitado é uma coisa e o oferecido é outra.
Tentando gerenciar estes conflitos está o Gerente de TI, muitas vezes o dono da verdade, outras vezes o culpado de tudo que não funciona na empresa.
Falta nas empresas um organismo catalizador dos dois lados da questão e muitas empresas buscaram, com sucesso, resolver estes impasses com a implantação do COMITÊ DE TI, um organismo interno, composto por todos os interessados e que funciona como um filtro para avaliação das demandas e acompanhamento das soluções.
O Comitê de TI, formado por um representante da Diretoria da empresa, pelo Gerente de TI, por representantes das principais áreas usuárias e até com representantes dos auditores internos e externos e de consultores externos de TI, é a forma mais adequada para supervisionar todo o processo de gerenciamento de TI nas organizações.
O Comitê de TI tem funções específicas e se reporta à Diretoria ou ao Conselho de Administração, fornecendo subsídios importantes para a tomada de decisões em relação à TI da organização.
Nossa experiência em estruturar Comitês de TI e mesmo como participantes de vários Comitês de TI, criaram experiências importantes e nos possibilitam realizar uma consultoria eficiente para a sua organização.