Av. Alberto Bins, 600 - 5º andar - Centro - Porto Alegre - RS - 90030-140 - Brasil | +55 51 3342 9388

Auditoria dos sistemas de controles internos e informações gerenciais

Um sistema de controles internos, informatizado e integrado, é a base de uma boa gestão para os negócios. Cada vez mais as empresas vem adotando sistemas de controles internos que previnem a ocorrência da ruptura dos processos de gestão, em especial a prevenção aos erros e as fraudes, fatores que aumentam os custos e geram incertezas para a tomada das decisões.

Um sistema de controles internos não adequado ao tamanho de sua empresa, a complexidade dos negócios e a necessidade de informação objetiva, ágil e consistente, aumenta o risco da gestão de forma desnecessária.

Normalmente um trabalho de auditoria independente das demonstrações contábeis prevê a avaliação dos controles internos, como forma de propiciar ao auditor conhecer os sistemas de controles adotados para a gestão dos negócios, definir as áreas de risco e um exame acurado da complexidade dos negócios da empresa auditada.

Todavia, estes exames servem, exclusivamente, para consubstanciar o planejamento do trabalho do auditor, oportunizando, sempre que viável, que o mesmo efetue recomendações para o aperfeiçoamento dos sistemas de controles internos.

O que nos propusemos a fazer num trabalho especial de Auditoria dos Sistemas de Controles Internos e Informações Gerenciais é efetuar uma avaliação completa de todos os sistemas adotados pela empresa para o controle da gestão e uma análise qualitativa e quantitativa do processo de informações gerenciais para a tomada de decisões pela administração.

Com este trabalho nos propusemos a oferecer recomendações para que os sistemas de controles internos sejam mais eficientes e eficazes, com racionalização dos custos de controle e de dotar a empresa de um sistema de informações gerenciais adequado ao volume e complexidade dos negócios, com novos métodos de avaliar desempenho e resultados.

Não arrisque. Faça sistematicamente uma avaliação dos seus sistemas de controles internos e de informações gerenciais. Esta avaliação será muito útil para que a administração tenha uma garantia que suas decisões são adotadas de forma consistente e confiável.

Mesmo que a empresa adote um Sistema Integrado de Gestão Empresarial, os denominados ERP, nem sempre utiliza todos os recursos propiciados por estes sistemas informatizados.

Auditoria dos sistemas de controles internos e informações gerenciais


Entre em contato

Todos os campos com um asterisco (*) são obrigatórios.