Muitos usuários dos trabalhos dos auditores independentes entendem que os serviços por eles prestados têm a finalidade de emitir uma opinião sobre o balanço de uma empresa, com finalidade de atender os interesses dos acionistas, bancos, governo e outros interessados.
O Relatório dos Auditores é o documento no qual a empresa mostrará a terceiros a validação dos números do seu balanço. Dar transparência aos negócios e ter confiabilidade nos dados financeiros é fator fundamental para a credibilidade da empresa e de seus administradores.
Mas o trabalho dos auditores independentes não pode ficar só nisso. Para uma consistente e qualificada Auditoria das Demonstrações Contábeis, o auditor independente deve conhecer profundamente o negócio do seu cliente, compreender a cultura da empresa auditada e poder colaborar com os administradores para uma gestão eficaz.
Uma auditoria independente não pode gerar simplesmente uma despesa. Deve ser um investimento. E, como tal, deve dar retorno.
Conhecendo o negócio do seu cliente, possibilita ao auditor independente oferecer sugestões para melhorar a gestão com controles internos mais eficazes e um sistema de informação gerencial ágil, eficiente e com credibilidade para a tomada de decisões.
O trabalho do auditor independente não deve limitar-se ao exame das demonstrações contábeis, mas sim auditar a empresa como um todo, inclusive o seu entorno macroeconômico.
O trabalho do auditor independente deve ser um instrumento de referência da administração para direcionar suas ações no processo de gestão e projetar o futuro da empresa.
Leia mais sobre auditoria independente no e-book no nosso site.
A Nardon Nasi Auditores & Consultores, há 50 anos tem este compromisso: Dar credibilidade aos balanços de seus clientes.